Livro “Nossa Gente – Causos da Ilha dos Ocasos Raros” é lançado na Alesc

  • Foto: Divulgação -

Obra idealizada pelo engenheiro Edison Flavio Macedo reúne relatos de 13 autores apaixonados pela Ilha e exalta a tradição dos manezinhos

Foi com emoção e orgulho que, na noite desta terça-feira (17), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sediou o lançamento do livro “Nossa Gente – Causos da Ilha dos Ocasos Raros”. Idealizada pelo engenheiro eletricista Edison Flavio Macedo, a obra reúne histórias de 13 autores que compartilham um profundo vínculo afetivo com Florianópolis.

Proposto pelo deputado estadual Julio Garcia (PSD), o evento contou com a presença de autoridades, autores, representantes de entidades e amigos dos escritores. A coletânea traz relatos diversos e sensíveis que retratam personagens, memórias e cenas típicas da capital catarinense — costurando a cultura local por meio de olhares distintos, mas igualmente apaixonados.

Professor do Centro Tecnológico da UFSC e presidente do CREA-SC entre 1982 e 1987, Edison Flavio Macedo reuniu para o projeto odontólogos, advogados, jornalistas, administradores, engenheiros, um médico e um amigo ‘formado na escola da vida’. Segundo ele, o grupo é formado por “irremediáveis manezinhos e entusiásticos confrades”, unidos pela arte de escrever e pela vontade de preservar as histórias da ilha.

O presidente do CREA-SC, Eng. Carlos Alberto Kita Xavier, também participou da cerimônia e exaltou a iniciativa. “A obra valoriza a identidade catarinense e ajuda a manter viva a memória cultural da Ilha de Santa Catarina. É um registro afetivo, feito por quem vive e sente Florianópolis em sua essência”, destacou.

A coletânea é, ao mesmo tempo, uma homenagem à cidade e uma contribuição literária à preservação de suas tradições. Entre causos, memórias, crônicas e reflexões, “Nossa Gente” convida os leitores a mergulharem no espírito da ilha, onde o tempo caminha diferente e cada história guarda um pouco da alma manezinha.


Relevância cultural e profissional

A iniciativa dialoga com o histórico de Macedo na valorização da comunicação técnica e da divulgação dos conhecimentos de engenharia para a sociedade, postura evidente durante sua gestão no CREA-SC (1982–1987). Com o lançamento, a obra passa a integrar o patrimônio cultural do Estado, unindo técnica e afetividade em 13 narrativas que celebram o cotidiano e a identidade da região.

Começa no próximo dia 25 o 4º FALA São Chico Anterior

Começa no próximo dia 25 o 4º FALA São Chico

Defesa Civil emite alerta para chuva intensa e risco de alagamentos em Santa Catarina Próximo

Defesa Civil emite alerta para chuva intensa e risco de alagamentos em Santa Catarina

Deixe seu comentário